Chacoalhar o cartucho de toner é correto?

Um procedimento muito comumente realizado é o ato de chacoalhar o cartucho de toner quando este se  encontra no final, a pergunta é: Será que chacoalhar o cartucho de toner é correto? Será que esse ato é benéfico para a minha impressora?

Pensando nisso vamos esclarecer alguns pontos para que você tenha uma melhor compreensão sobre essa ação e que entenda, com clareza, se chacoalhar o cartucho de toner é correto e o momento em que é aconselhável realizar esta ação.

Muitas vezes realizamos alguns procedimentos baseados no senso comum, isso é extremamente normal, pois vivemos nos conectando constantemente com os nossos semelhantes. Dessa forma, a troca de informações  é necessária para a promoção de novas experiências em determinados assuntos.

A troca de experiência é muito válida, mas temos que nos atentar a algumas consequências advindas de muitas ações, pois nem todas poderão trazer benefícios.

Quando o assunto é cartucho de toner é importante entender cada informação que recebemos e desenvolver um senso crítico sobre os procedimentos para que tenhamos sempre uma melhor qualidade no uso.

Diante disso, podemos esclarecer melhor se chacoalhar o cartucho de toner é correto, mas primeiro vamos falar um pouco sobre um componente que existe na maioria dos cartuchos de toner, o reservatório dispenser, ou mais conhecido como lixeira. Entendendo o funcionamento desse componente você terá melhor compreensão sobre  o resultado de chacoalhar o cartucho de toner.

Entendendo a função da lixeira do cartucho de toner

Podemos entender por lixeira, o reservatório do cartucho de toner responsável por coletar todo o pó de toner que não é aproveitado no momento da impressão. Esse pó normalmente é queimado, mas não se funde a página,  sendo armazenado nesse compartimento. É importante enfatizar que esse pó se configura como resto e nunca deve ser reaproveitado. A lixeira é um componente essencial porque é um sistema de proteção da impressora.

É comum que, no decorrer do uso, a lixeira acumule uma certa quantidade de pó a ponto de encher parcialmente. A proporção alta do não aproveitamento do pó de toner está diretamente ligada a qualidade do insumo utilizado. Por exemplo, quanto pior a qualidade de pó utilizado para a recarga maior será a proporção do resto.

Fator para o alto descarte é a utilização de pó não específico no momento da recarga.

Importante mencionar que o descarte alto é sintoma de rendimento baixo do seu cartucho, que resulta em prejuízos para você. Esse assunto será discutido em outro post.

Chacoalhar o cartucho de toner é correto?

Entendemos que todos nós queremos aproveitar ao máximo cada serviço que contratamos, pois, querendo ou não, envolve custos para você ou para a sua empresa.

O procedimento de chacoalhar o cartucho é indicado apenas no momento pré-uso (na hora de inserir na sua impressora) e não deve ser realizado de qualquer forma para não haver folgas nas peças que sustentam toda a estrutura do cartucho.

Esse balançar do cartucho deve ser realizado lentamente e no sentido horizontal, como um pêndulo. Sempre colocar o cilindro (caso seu cartucho possua) ou rolo developer voltado para baixo antes de realizar o movimento.

Esse procedimento é indicado nos casos em que você está com o cartucho sem uso durante algum tempo (cartucho reserva). A ação proporciona um melhor espalhamento do pó dentro do cartucho e um melhor aproveitamento durante o uso.

Para ficar didaticamente mais fácil o entendimento, veja esse divertido vídeo feito por Print Save Repeat. que mostra como chacoalhar o cartucho com total segurança no momento pré-uso. Observe que no vídeo é mostrado como não fazer primeiramente e por fim a forma correta, confira:

Finalizada essa primeira ideia, vamos discutir quando não é indicado o procedimento de chacoalhar o cartucho.

Quando você não deve chacoalhar o cartucho de toner

O procedimento que é difundido por muitas pessoas, que utiliza os cartuchos de toner, é de que ao final de sua vida útil basta chacoalhar que você irá utilizar todo o resto de pó contido no reservatório de toner do cartucho.

De fato essa é uma verdade, pois da mesma forma que você balança seu toner no pré-uso para ter um melhor espalhamento do pó dentro do cartucho e consequentemente uma melhor distribuição, balançá-lo no final também favorecerá a distribuição.

A única observação que torna o procedimento maléfico para você é que nesse momento o reservatório de descarte ou lixeira (Lembra?) já terá coletado as sobras do cartucho. Então, no momento em que você realizar o chacoalhamento, esse pó descartado começa a vazar soltando-se em grande quantidade para toda parte externa do cartucho e consequentemente para dentro de sua impressora ao inseri-lo.

Esse situação de retorno do pó de toner ocorre porque no reservatório coletor de restos (lixeira) há uma abertura de aproximadamente 1,5 mm. Dessa forma é inevitável que o ato de chacoalhar não gere inconvenientes.

Esse simples procedimento acaba trazendo prejuízos futuros para você ou sua empresa, uma vez que sua impressora começará a acumular excessos de pó internamente, levando-a a ter que realizar manutenções com mais frequência, além de começar a manchar as sua página impressa com o tempo.

Podemos dizer que é uma economia superficial, pois você utilizará de fato o seu cartucho quase que por completo,  mas terá gastos com manutenções que serão bem mais dispendiosas do que enviar o cartucho para recarga quando a sua vida útil chega ao fim. É simplesmente uma economia que custa caro, muito mais caro a curto prazo.

Contudo, esperamos que esse artigo tenha acrescentado, significativamente, em seu conhecimento para que você afaste totalmente os prejuízos e entenda que chacoalhar o cartucho de toner não é uma prática correta no seu final.

Existem formas melhores de ter economia real com os cartuchos de toner sem precisar realizar procedimentos que podem te gerar riscos.

Sua impressora está com muita sujeira dentro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Especialista em Toner de alto rendimento

Siga nossas redes

Recife Toner Cnpj: 18.559.356/0001-25 | © 2020 Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram