Saiba quais são as funções do Chip para cartuchos de toner

Como falar de reciclagem e remanufatura sem levar em consideração algo tão importante como o chip para cartuchos de Toner. Esse é um componente essencial para que o cartucho seja identificado pela maioria das impressoras e, portanto, o faça funcionar.

É importante informar que não são todos os modelos de impressoras que necessitam de uso de chip para cartuchos de toner. Alguns cartuchos de toner apresentam um conjunto de engrenagens (exemplo: os modelos da marca brother) que fazem a função idêntica do chip para cartuchos de toner.

Chip para cartuchos de Toner: Afinal, como é o seu funcionamento?

O chip para cartucho de toner tem como função informar que o cartucho se encontra no local indicado dentro da impressora. Sua segunda função é informar à impressora e ao usuário se o cartucho está com a sua vida útil dentro dos conformes ou se requer a substituição por outro cartucho.

Os chips também são responsáveis por fazer a contagem de páginas impressas. Assim, cada chip terá o seu limite máximo de impressões suportadas, podendo variar de acordo com o modelo do  cartucho.

Entendendo a relação Chip X Quantidade de pó de Toner contido no cartucho

Para melhorar a compreensão e não deixar essa nossa conversa técnica demais, pense nas seguintes questões:

1 - Porque eu quase não imprimi e a minha impressora informa que devo substituir o Toner?

  • Como mencionado anteriormente, os chips são responsáveis pela contagem de páginas impressas. Dessa forma, vamos pensar o seguinte: Se seu cartucho de toner tem um limite de 1.000 (1K) páginas por chip, caso você imprima 1 única linha por página, quando chegar ao seu limite de 1K ele automaticamente parará de imprimir, mesmo que contenha pó de toner dentro do cartucho. Nesse caso, a contagem acabou antes do pó de toner.

2 - Porque a minha impressão não está saindo completa na página (está com falhas) e minha impressora informa que ainda tenho “X” porcento disponível  em meu cartucho de toner? Por exemplo, 50% restantes.

  • Primeiramente chamo atenção para o seguinte: A impressora consegue ler apenas o chip e não a quantidade de pó contido dentro do cartucho (mais adiante explicaremos como se estima o término de ambos em conjunto de acordo com o fabricante). Dessa forma, pode acontecer do pó do cartucho acabar antes da contagem de páginas do chip. Esse efeito é comum quando demandamos o uso excessivo de imagens e cópias nas nossas impressões. O consumo alto de pó usado nas imagens, certamente, resultará em término do pó de Toner antes do número de páginas contabilizadas pelo chip.

Recomendação dos fabricantes para o melhor aproveitamento do Toner e do chip

Usando o exemplo anterior de um cartucho de toner com chip para 1K:

Os fabricantes de impressoras e suprimentos estimam que o rendimento de cada cartucho deve ser levado em consideração quando a sua utilização por impressão é demandada em cima 5% de cobertura da página impressa.

Trocando essa informação em miúdos entendemos que você deveria imprimir o espelho útil da folha de papel somente com texto simples para um rendimento mais preciso de 1k. As imagens consomem mais pó de Toner e, consequentemente, leva ao seu término antes do fim da contagem do chip para cartuchos de toner.

Gostou da informação? Ajude outras pessoas, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Especialista em Toner de alto rendimento

Siga nossas redes

Recife Toner Cnpj: 18.559.356/0001-25 | © 2020 Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram