O que saber antes de comprar uma impressora a laser

Ter uma impressora à laser pode trazer inúmeras vantagens, principalmente quando o assunto é qualidade de impressão aliada à economia.

Sem dúvidas, esse tipo de equipamento atende bem as expectativas de usuários exigentes que desejam ter um alto fluxo de impressões.

O que pouca gente sabe é como tomar uma decisão que traga melhor benefício na escolha de uma impressora dentre tantas marcas, modelos e “promoções”.

Com o passar dos anos, o avanço tecnológico tem permitido que as impressoras atendam demandas cada vez mais específicas dos usuários no dia a dia.

Por exemplo, com poucos cliques é possível escanear e enviar diretamente um documento por email. Ou, simplesmente, enviar uma impressão direto do seu Smartphone. Isto é só o começo porque o tempo passa, as necessidades mudam e as impressoras incorporam ainda mais tecnologia.

Portanto, essa história de que qualquer impressora serve, basta apenas que imprima, também está virando coisa do passado. 

Como escolher uma impressora?

A primeira coisa que podemos dizer sobre a escolha de uma impressora é que nunca caia no erro de escolher uma impressora sem considerar primeiramente o que de fato você precisa.

Sabemos que na prática a tendência é optar pelo menor preço como ponto principal na escolha de uma impressora. Com isso, muitas vezes, nos deparamos com uma surpresa indesejada. Por exemplo, quando você precisa do cartucho e não o encontra para comprar no mercado.

Infelizmente, o preço, não passa as informações mais importantes que são relacionadas a aquisição de uma impressora. Por isso é um item que deve ser considerado como de segunda prioridade.

Ter clareza sobre o que você precisará da impressora antes de ir procurá-la no mercado é o caminho prioritário. É sensato por 2 motivos.

  1. Você não pagará por funcionalidades extras que não utilizará. 
  2. Você escolherá uma impressora que suporta a quantidade de impressões que precisará sem limitações.

Esse primeiro ponto é muito comum no dia a dia do mundo dos produtos. Para exemplificar, pense em um equipamento de som. Um simples pode atender a sua demanda de escutar músicas em casa, mas se, de repente, você está se interessando pela área de festas, talvez convenha ter um som que tenha acesso a cartão de memória, função DJ, etc.

No caso das impressoras, o primeiro passo antes de pisar em uma loja física ou virtual é saber o que você vai utilizar de funções em uma impressora. Do contrário, você gastará alguns reais desnecessariamente.

Para concluir, no segundo ponto, é necessário saber a quantidade aproximada de impressões que utilizará mensalmente. Isso é importante porque todas as impressoras, sem exceção, é fabricada com uma estimativa do ciclo de impressões por mês.

Se você exceder ocasionalmente esse ciclo não há problema. Mas, excedendo com frequência, estará pondo o funcionamento da impressora em risco, podendo resultar em um defeito por mau uso. Lembrando a garantia não irá cobrir nesse caso, certo?

Sabe onde boa parte dos compradores de impressoras se dão mal?

Nos suprimentos, ou seja, na compra dos cartuchos para manter a impressora funcionando.

Para aproveitar o melhor custo benefício da impressora pesquise em outros locais se encontrará o cartucho para comprar

Pagar por funcionalidades inúteis gera um problema de mau investimento. Mas é fato que pode ficar ainda pior, caso você não encontre o seu cartucho para repor quando precisar.

Se sua única opção também for os cartuchos originais para compra também não será fácil porque o seu custo por cada página impressa ficará muito alto. Veja o artigo que ensina você a calcular o custo por página impressa.

Atenção: Impressoras novas no mercado

As impressoras que são lançamentos no mercado dificilmente terão cartuchos alternativos. Desta forma você só encontrará cartuchos originais.

Conclusão

Apenas 3 fatores são suficientes para que você faça uma boa escolha na hora de comprar uma impressora a laser.

  1. Funcionalidades - Importante para que você não pague pelo que não precisa.
  2. Ciclo de impressões por mês aproximado - Importante para evitar problemas na impressoras decorrentes de mau uso - a garantia não cobre.
  3. Os Suprimentos - Importante porque a impressora pode estar barata, mas o suprimento se tornar inviável de comprar.

Em todos os casos, antes de fechar negócio reúna todas as informações para tomar melhores decisões.

Infelizmente lojas que vendem impressoras são também lojas de artigos de informática em geral, portanto, os vendedores não estão bem preparados para valorizar custos x benefícios de curto, médio e longo prazo quando o assunto é impressoras.

A maioria dos profissionais de vendas de lojas genéricas não tem conhecimento prático sobre impressoras e seus suprimentos, mas sim direcionado mais especificamente para vendas propriamente ditas. 

Sendo assim, suas necessidades posteriores com a impressora podem te trazer surpresas indesejáveis caso não obtenha outras fontes de informações sobre impressoras.

O consumidor acaba ficando a mercê da sorte e isso não é a condição ideal.

Você pode contar com nossa ajuda para se informar sobre impressoras e suprimentos.

Esse artigo te ajudou?

A loja de Toner mais bem avaliada de Recife segundo o Google My Business!

Siga nossas redes

Contatos

F. (81) 3326-5745
Whatsapp: (81) 98939-0553
Email: [email protected]
Rua Abreu Albano, 206 - Pina Recife - Atrás do Shopping Riomar
Recife Toner - Cnpj: 18.559.356/0001-25 - Todos os direitos reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram