5 formas de Diferenciar sua Estamparia de Canecas Personalizadas

A estamparia de canecas personalizadas é um negócio bastante promissor que vem crescendo muito nos últimos anos. O baixo custo para entrada na área e a facilidade para montar sua estrutura é um de seus grandes atrativos. A possibilidade de começar o trabalho a partir de casa confirma bem isso.

Contudo, com a barreira de entrada baixa e o volume alto de novos negócios de estampas de canecas personalizadas surgindo, a concorrência é bastante acirrada. 

Sendo assim, hoje é impossível você contar quantas ofertas de canecas personalizadas você encontra no Marketplace do Facebook e OLX. Os preços também são muito variados, esse último normalmente gera muita preocupação para quem já está na área e não encontrou ainda uma forma de se diferenciar.

Com uma concorrência tão expressiva, é natural que boa parte dos negócios não se esforcem para diferenciar-se de outra forma que não seja pelo menor preço.

A questão é que todo negócio, para se manter saudável, precisa ser lucrativo e, infelizmente, um movimento ao redor do preço acaba gerando certa dificuldade para o negócio se sustentar. 

Por acaso, você já sentiu na pele alguma pressão do cliente, ou da concorrência, por conta de preço? 

Assim como todo negócio, a Estamparia de Canecas Personalizadas deve ser lucrativa, do contrário não é viável, nem gratificante. 

O grande desafio da maioria dos negócios concorrentes dessa área é conseguir se diferenciar a ponto que a sua concorrência não o incomode. Sob esse aspecto, o trabalho deve ser direcionado à ações que confiram uma nova posição no mercado e, assim, o seu cliente não o enxergue como igual aos outros. Ou seja, não veja o negócio como só mais um.

Para tornar isso realidade, preparamos 5 dicas para você começar a aplicar e se destacar no mercado de Estampas de Canecas Personalizadas e tornar a concorrência irrelevante. Veja:

  • Não tente vender para todo mundo;
  • Se posicione como Especialista;
  • Esteja onde seu cliente está;
  • Toda informação gera dados, use-os;
  • Domine os custos do seu negócio

Para começar, não tente vender para todo mundo. Quem não gostaria de vender para todas as pessoas do Brasil que utilizam uma rede social como o Facebook? (Ou Instagram?) Ou, para ser um pouco mais modesto, para todas as pessoas que utilizam a rede social na sua cidade?

Na realidade, infelizmente, conseguir esse volume de pessoas interessadas no que você vende demandaria um esforço humanamente impossível por 2 motivos: 

Primeiro, as pessoas têm necessidades diferentes. Valorizam coisas diferentes. Tomam atitudes em momentos e por motivos diferentes.  

Em segundo, que é óbvio e não menos importante, não haveria acesso da sua parte a toda matéria prima e tempo de produção disponível para deixar cada cliente satisfeito. Não adianta insistir.

Considerando necessidades, valores e atitudes particulares de cada pessoa, tentar oferecer seu produto para todo mundo leva ao caminho de não conseguir comunicar a sua oferta de forma clara para ninguém. 

Quando não há clareza, ser ignorado é algo bastante comum. Pode ter certeza que é um ponto onde muitos negócios pecam, não só na área de Estamparia de Canecas Personalizadas.

Por isso, a segunda dica é considerada indispensável para andar em um caminho com menos pedras. Seja Especialista. 

Quando você precisar consertar uma encanação, chame um encanador. Da mesma forma, para verificar um curto circuito, um eletricista. Pode ser mais em conta contratar um Pedreiro que também seja Eletricista e Encanador, mas normalmente não é uma boa ideia e no final das contas pode sair até mais caro. 

Precisando de um médico, assim como outros profissionais, a ideia é a mesma, principalmente, se deseja aumentar as chances de se sair bem na resolução de determinado problema.

Enfim, quando você trabalha com Estampas de Canecas Personalizadas é natural que agregue a personalização de outros produtos no seu leque de ofertas. Não há nada de errado nisso, desde que não misture suas ofertas. Cada produto deve estar no seu devido lugar com sua respectiva comunicação. De toda forma gostaria de falar sobre algo importante para sua reflexão. 

Segundo Al Ries e Jack Trout, dois profissionais renomados do Marketing, o mercado é uma grande batalha de percepções que acontece na mente do consumidor. Dessa forma, a maneira como você apresenta e comunica a sua oferta ocupa um determinado lugar na mente do seu cliente e, esse lugar, é determinado por categorias quando existe alguma ideia anterior sobre o assunto.

Ou seja, 

Se seu cliente já teve algum contato com outro(s) negócio(s) similar(es) ao seu, quando você apresenta o seu produto, é natural que a mente dele coloque a sua oferta dentro da categoria (ideia) existente dos seus concorrentes. 

Com isso, ele idealiza até onde o preço do seu produto deve ir entre o máximo e o mínimo. Isso acontece de forma automática e é um dos critérios para julgar o seu preço entre caro ou barato. Por isso que, muitas vezes, a negociação de vendas é uma batalha dura.

De outra forma, se você se posicionar como um especialista, você quebra o padrão das categorias existentes na mente do seu cliente e cria seu próprio espaço, um espaço novo. Ao quebrar o padrão você deve gerar curiosidade e se mostrar seguro para que o “desejo de saber mais aconteça”.Parece mágica! Ele tende a escutar mais sobre o que você faz.

Mas, o melhor disso tudo é que, seu preço e seu negócio, tende a não ser comparado com o de seus concorrentes. É como se você dissesse: Não sou igual a fulano, ou beltrano. De outra forma, não sou igual a eles! 

Por exemplo, como exercício mental, o que o nome Recife Toner pode lhe dizer? Reflita...

Voltando para nosso bate papo. Defina como você pode se tornar um especialista em algo na sua Estamparia de Canecas Personalizadas e comunique isso! É muito importante!

Muita atenção, ao propor ser diferente haja de forma diferente. Cumpra todas as suas promessas da entrada do cliente à entrega, isso vai garantir satisfação e boas indicações boca a boca (Podemos conversar sobre isso em outro momento).

Não sei na sua cidade, mas na minha é assim: No centro, há uma grande avenida central, onde você consegue pegar um ônibus para praticamente todos os lugares da cidade. Tem dezenas de pontos de parada de ônibus, mas as linhas que circulam só param no ponto determinado pela companhia de transporte. Se você estiver no ponto errado, não importa o quanto você grite e acene, ele não vai parar. É simples assim.

Algo parecido acontece com o mercado de Estampas de Canecas Personalizadas, se você não souber onde o seu cliente está, não importa o quando seu produto chame atenção, simplesmente não haverá alguém para entender o seu valor e tomar alguma ação de compra ou interesse a respeito dele. 

A moral é: Esteja onde seu cliente está. Se ele está no Facebook/Instagram/Olx/Grupos, não importa. Esteja lá também. Não fique no ponto errado, ok?

Tem uma frase que vale a pena pensar a respeito e, sua ideia, ser implementada no seu negócio de estampas de canecas personalizadas: 

“Nós confiamos em Deus, mas para todo o resto traga dados”. 

Temos uma dezena de teorias que são fundamentadas na ciência do “eu acho que…”

Particularmente gosto dela, mas ressalto uma coisa, essa teoria deve ser utilizada de forma consciente e com moderação. 

Na verdade, sugiro que use apenas como ponto de partida, senão você acaba rodando em círculos sem saber o que está funcionando ou não. 

Nos negócios, a forma segura de usar o achismo é para formular uma hipótese. Convém lembrar que uma hipótese para ser válida deve ser testada.

Por exemplo, eu posso achar que as pessoas que ganham uma caneca personalizada usa-a para dar café com leite aos seus filhos menores de 8 anos.

Pode ser verdade? Pode! 

Mas também pode ser que uma caneca cheia seja muito pesada para uma criança nessa idade manusear com segurança, sob risco de deixá-la cair, quebrar e causar um acidente. 

Pode ser que quem ganhe uma caneca personalizada nem filhos tenha. Nesse caso, eu poderia concluir que, talvez, não faça realmente sentido a minha hipótese número 1, ou seja, o que eu achei. 

E agora? 

A palavra de ordem é: Sempre Teste, teste e TESTE. As hipóteses devem ser testadas para se tornarem válidas quando o assunto é negócios. Quando testada, os resultados se transformam em dados mais seguros e utilizáveis

Então,  se vamos nos reunir? Peço que traga a fé mas, sobretudo também, traga dados!

Uma forma de você usar dados a favor da sua Estamparia de Canecas Personalizadas é saber por que as pessoas compram de você. 

Saber por que as pessoas não compram de você também é igualmente importante. 

Procure saber por que elas escolheram você ao invés do seu concorrente. Ou, por que elas disseram não para você? Você quer ter sucesso no que você faz? Não despreze isso, tá?

Tem uma frase que diz assim: 

“Em tudo que deu certo teve algo que deu errado e, em tudo que deu errado, teve algo que deu certo”.

Isso soa bastante filosófico e vale a pena parar e refletir um pouco. Pense sobre isso e voltemos a atenção aos dados novamente. 

Se você sabe tudo o que deu certo faz sentido para você repetir? E, além de repetir, faz sentido ampliar para gerar mais resultados semelhantes? 

E o caminho que deu errado, é bom evitar? Ou, reduzir?

Conselho: 

Pegue esses dados, “os sims e os nãos”, e comunique-os em todo ponto que você tiver contato com os seus pretendentes a cliente. Ou seja, coloque em toda a sua oferta. Lembre: Onde seu cliente estiver

Os motivos que levaram as pessoas que compraram de você a dizer sim, e os que levaram a dizer não, valem ouro. Não desconsidere esse fato. Vá por mim! 

É assim que se fortalece uma oferta e quebra-se objeções de futuros pretendentes a cliente, respectivamente.

Aproveitando que você tem interesse em fazer o seu negócio de Estampas de Canecas Personalizadas se diferenciar no mercado e, com isso, em qualquer cenário crescer, faz-se importante dominar os custos do seu negócio.

Quando você domina os custos, a sua empresa se torna lucrativa e, consequentemente, dá condições de investir em seu crescimento, contratar pessoal e etc.

Para que isso se torne realidade é importante observar o quanto suas decisões como empresário impactam no seu negócio. Veja 2 formas de tornar uma empresa lucrativa:

  • Aumento do dinheiro que entra;
  • Otimização do dinheiro que sai;

Quando você aplicar as dicas dadas até esse momento, você terá um diferencial de mercado e, naturalmente, o aumento das vendas. É comum, contudo, aumentar o dinheiro que entra.

A maioria dos donos de negócios, principalmente pequenas e médias empresas como nós, acreditam que o seu problema se resolveria se passasse a vender mais. 

Na verdade não é bem assim. Se você vende muito e não otimiza o custo, pode acabar aumentando o volume de dinheiro que entra e também o que sai, gerando risco de empate entre recebimentos e despesas, ou até operação em prejuízo. 

Nesse cenário, não otimizar o dinheiro que sai pode gerar um buraco no seu caixa caso ocorra qualquer variação que diminua as vendas (um exemplo disso aconteceu com muitos negócios que não conseguiram se manter de pé na última pandemia).

Uma sugestão para começar a otimizar o dinheiro que sai é investir em insumos melhores para diminuir riscos de prejuízo na produção.

Por exemplo, na estamparia de canecas personalizadas, alguns papéis com qualidade inferior podem causar problemas de atolamento de papel na impressora.

Isso pode fazer você gastar mais com a reimpressão. Então será mais papel, mais toner, mais energia, mais tempo e mais estresse. 

Se os insumos não forem bons o necessário, os riscos de custos posteriores com assistência técnica poderá prejudicar a lucratividade do negócio.

Indo para a ponta do lápis, isso leva um bom dinheiro que poderia ser investido no crescimento da sua Estamparia de Canecas Personalizadas. Sem contar que problemas dentro de uma estamparia de canecas personalizadas, geralmente,  podem parar a produção e conduzir à insatisfação do seu cliente que, por fim, também pode gerar um preço muito alto a pagar com propaganda boca a boca negativa.

Veja o artigo: Aprenda como evitar a maioria dos atolamentos de Papel Transfer

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