Se tem um negócio que faz muita gente quebrar a cabeça é entender o que significa a informação: rendimento de 5% de cobertura da página que vem descrita na caixa dos cartuchos de toner.
A explicação sobre isto é tão difícil de encontrar que, muitas vezes, as pessoas desistem e acabam se conformando.
A partir de agora você vai saber sobre os 5% de cobertura, o que ele significa e o impacto dele nas suas impressões.
Antes de falarmos sobre 5% de cobertura do papel A4 é importante que você entenda primeiro o que o fabricante de cartuchos quer dizer por cobertura do papel.
A cobertura do papel é o quanto do símbolo impresso, que pode ser uma imagem e/ou texto, cobre o papel. Pareceu um pouco complicado, né? Vamos melhorar isso.
Cobertura é a parte do papel que recebeu a impressão, ou melhor, a área do papel que foi utilizada no momento da impressão. Veja exemplo:
Então acontece o seguinte: Quanto mais se preenche a superfície do papel com letras, imagens, negritos, etc - Maior é considerada a área de cobertura.
Sabendo disto, agora fica mais fácil entender o conceito de 5% de cobertura do papel impresso. Primeiramente é importante esclarecer que a medida sob 5% de cobertura não é uma informação aleatória estipulada pelos fabricantes. Trata-se de uma medida padrão de testagem regulamentada por normas da International Organization for Standardization (ISO). Desta forma todo fabricante de cartucho de toner deve submeter seus cartuchos à testagem com base na norma para poder colocar seus produtos no mercado.
Na prática, veja como funciona os 5% de cobertura dentro dos padrões da norma ISO. Tomaremos como base um toner que o fabricante promete 2.000 impressões sob 5% de cobertura da página impressa.
Exemplo 1:
(5% de cobertura da página - > rendimento 2.000 páginas)
Digamos que você utilize 15% de cobertura da página, que é o equivalente a um boleto simples para pagamento do dia a dia.
Assim o rendimento esperado do seu toner reduz à 1/3, ou seja, você terá um rendimento aproximado de 667 páginas. Por que?
Isso acontece porque você terá utilizado 3 x 5% de cobertura, que será igual a 15% de cobertura. Como resultado do triplo do consumo, você imprimirá 1/3 do rendimento prometido pelo fabricante (~ 667 páginas)
Exemplo 2:
(5% de cobertura da página - > rendimento 2.000 páginas)
Digamos que você utilize 20% de cobertura da página, ou seja, o seu documento possui mais informações do que um boleto simples. Por exemplo: uma logomarca, texto em negrito e uma pequena tabela.
Dessa forma, o rendimento esperado do seu toner reduz 4 vezes, ou seja, você terá um rendimento aproximado de 500 páginas. Por que?
Isso acontece porque você terá usado 4 x 5% de cobertura, que será igual a 20% de cobertura. Como resultado de aumentar a cobertura da página em mais 5%, você terá um rendimento aproximado 4 vezes menor (~ 500 páginas).
Exemplo 3:
(5% de cobertura da página - > rendimento 2.000 páginas)
Digamos que você agora utilize 100% de cobertura da página, ou seja, passou a imprimir imagens chapadas (com fundo preenchido de tinta).
Assim o rendimento esperado do seu Toner reduz 20 vezes, ou seja, você terá um rendimento aproximado de 100 páginas. Por que?
Isso acontece porque você terá usado 20 x 5% de cobertura, que será igual a 100% de cobertura. Como resultado de aumentar a área de cobertura da página 20 vezes, terá um rendimento aproximado 20 vezes menor (~ 100 páginas).
Quanto mais o texto e imagens cobrem o papel, mais aumenta-se o uso do toner. Consequentemente reduz-se o número de paginas que ele irá imprimir. As imagens são as campeãs na cobertura da página e diretamente responsáveis pelo maior consumo de toner.
Para os cartuchos recarregados não há possibilidade de realizar uma medição coerente porque suas peças já passaram por desgastes anteriores e isto impacta negativamente no rendimento e qualidade do toner.
Se você deseja conhecer cartuchos de toner de alto desempenho clique:
Você gostaria de beneficiar mais pessoas com esta informação? Compartilhe!