Como ter boa qualidade de impressão com seu toner

As falhas na impressão são um dos sintomas mais comuns que apontam que existe algo errado. A dificuldade que a maioria das pessoas sentem, contudo, é identificar onde está o problema, ou seja, se está no cartucho ou na própria impressora.

Em muitos casos, não tomamos essa questão como relevante e deixamos passar algumas falhas que não deveriam acontecer, gerando alguns inconvenientes.

Nesse artigo conversaremos um pouco sobre como identificar os pontos de falhas de impressão e também como ter uma melhor qualidade do começo ao fim com seu cartucho de toner.

Identificando as falhas

Provavelmente você já deve ter se deparado com alguns documentos impressos com uma aparência desinteressante em uma apresentação formal como: trabalhos escolares, boletos, contratos, carnês, etc.

Para ser mais preciso, os documentos apresentavam manchas, letras e imagens com falhas, pontos pretos, sombreamentos e, em alguns casos, totalmente ilegível.

Esses fatos podem acontecer por 2 motivos: mau uso de cartucho de toner ou uma recarga de cartucho de toner desqualificada.

Veja cada um e tenha o melhor aproveitamento.

Mau uso de Cartucho de Toner 

A boa qualidade de impressão pode ser substancialmente afetada nos cartuchos de toner com a realização de procedimentos não indicados. Esses procedimentos podem causar desde manchas, à documentos claros e/ou falhados.  Veja os procedimentos contra indicados.

  •         Deixar o cilindro do cartucho (fotocondutor) exposto à luz;
  •         Deixar o cartucho exposto a umidade;
  •         Deixar o cartucho cair impactando contra outra superfície;
  •         Tocar no cilindro do cartucho (ou fotocondutor);
  •         Chacoalhar o cartucho quando ele chega ao fim;

Esses são alguns exemplos totalmente contra indicados aos cuidados básicos com cartuchos originais, mas que valem também para os recarregados e similares.

Gostaríamos de fazer uma ressalva aqui ao procedimento muito comumente realizado: o de chacoalhar o cartucho quando ele começa a falharConvém explicar, nesse caso, que alguns cartuchos possuem um reservatório popularmente conhecido por “lixeira”. Esse reservatório é responsável por acumular o pó de toner que virou sobra no momento da impressão. É um importante mecanismo de proteção para a impressora.

Ao final da vida útil dos cartuchos de toner esse reservatório encontra-se saturado de pó e o procedimento de chacoalhar acaba fazendo com que esse pó saia do reservatório e se espalhe pelo cartucho e, consequentemente, pela parte interna da impressora. Dessa forma, no momento da impressão podemos encontrar as manchas no papel impresso.

Outro malefício do procedimento de chacoalhar são as folgas que podem ocorrer nas peças do cartucho, provocando mais um ponto que pode resultar em vazamento de pó para a página sujando-a.

Chacoalhar o cartucho faz o pó de toner da lixeira ir para dentro da sua impressora na hora de imprimir, podendo causar inúmeros problemas e gastos com consertos.

Recarga de cartucho de toner desqualificada

Outra situação que afeta a qualidade de impressão são os serviços realizados por técnicos que NÃO se utilizam de procedimentos essenciais para uma boa recarga, ou seja, considerados desqualificados para a prestação do serviço.

As recargas de cartuchos são serviços alternativos e acessíveis para quem deseja ter algum tipo de economia com os cartuchos frente aos originais. São procedimentos que, quando realizados, devem ser por empresas sérias e com integridade para entregar o que de fato promete ao cliente.

Infelizmente, como em todo mercado, no ramo de reciclagem de cartuchos também encontramos os prestadores de um serviço muito aquém do que se deve entregar ao consumidor. Podemos afirmar que a desqualificação não é somente técnica, mas muito além, pois quem se propõe a prestar um serviço de qualidade baixa, não se preocupa também em trabalhar com insumos de excelência que existem no mercado. Isso gera um efeito contrário à economia que se procura.

Conclusão

Diante dos pontos apresentados reforçamos que, para manter uma boa qualidade de impressão, você deve seguir os critérios básicos e evitar realizar procedimentos contraindicados.

Os tópicos para manter uma boa qualidade dos cartuchos originais devem ser usados da mesma forma para os cartuchos recarregados e similares.

Um bom prestador de serviço é essencial para que você tenha resultados otimizados com seus cartuchos de toner. Convém lembrar que os serviços de procedência resultam sempre em mais economia e uma boa qualidade de impressão do início ao fim.

Como dica de ouro aconselhamos você que, na dúvida sobre cartuchos de toner, não tome nenhuma ação antes de obter mais informações, pois alguns procedimentos podem ser prejudiciais. Então, dessa forma, procure informar-se sempre para ter maior satisfação nos seus negócios.

Como anda a qualidade de impressão dos seus documentos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Especialista em Toner de alto rendimento

Siga nossas redes

Recife Toner Cnpj: 18.559.356/0001-25 | © 2020 Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram