Como ter boa qualidade de impressão com seu toner

As falhas na impressão são um dos sintomas que apontam a existência de algo errado. A dificuldade que a maioria das pessoas sentem, contudo, é identificar onde está o problema, ou seja, se está no cartucho ou na impressora.

Em muitos casos, não tomamos essa questão como relevante e deixamos passar algumas falhas, aumentando um pouco o custo que se tem com a impressora depois de um certo tempo.

Nesse artigo você saberá como identificar os pontos de falhas de impressão e também como ter uma melhor qualidade do começo ao fim com seu cartucho de toner.

Identificando as falhas

Provavelmente você já deve ter se deparado com alguns documentos impressos com uma aparência desinteressante em alguma apresentação como trabalhos escolares, boletos, contratos, carnês, etc.

Os documentos apresentavam manchas, letras e imagens com falhas, pontos pretos, sombreamentos e, em alguns casos, totalmente ilegível.

Esses fatos podem acontecer por 2 motivos:

  • mau uso de cartucho de toner;
  • recarga de cartucho de toner desqualificada;

Mau uso de Cartucho de Toner 

A boa qualidade de impressão pode ser afetada quando, nos cartuchos de toner, é realizado procedimentos contra indicados. Esses procedimentos podem causar desde manchas à documentos claros e ilegíveis. Veja a lista de procedimentos contra indicados.

  •         Deixar o cilindro do cartucho (fotocondutor) exposto à luz;
  •         Deixar o cartucho exposto a umidade;
  •         Deixar o cartucho cair impactando contra outra superfície;
  •         Tocar no cilindro do cartucho (ou fotocondutor);
  •         Chacoalhar o cartucho quando ele chega ao fim;

Chamamos a atenção para o último ponto, chacoalhar o cartucho quando ele começa a falhar.  É um procedimento contra indicado porque alguns cartuchos possuem um reservatório, conhecido como lixeira, para dispensar o resto da tinta. Esse reservatório é responsável por acumular toner que virou sobra no momento da impressão. É um importante mecanismo de proteção para a impressora.

Ao final da vida útil dos cartuchos de toner, esse reservatório encontra-se saturado de pó e o procedimento de chacoalhar acaba fazendo com que esse pó saia do reservatório e se espalhe pelo cartucho. Consequentemente, pela parte interna da impressora. Dessa forma, podemos encontrar manchas no papel impresso em decorrência disso.

Outro malefício do procedimento de chacoalhar são as folgas que podem ocorrer nas peças do cartucho podendo resultar em vazamento de pó.

Chacoalhar o cartucho faz o pó de toner da lixeira ir para dentro da sua impressora na hora de imprimir, podendo causar inúmeros problemas.

Recarga de cartucho de toner desqualificada

As recargas de cartuchos são serviços alternativos para quem deseja ter outra opção frente aos cartuchos originais. São procedimentos que, quando realizados, devem seguir alguns critérios para não oferecer riscos. Além de qualificação técnica, o serviço exige um trabalho com insumos específicos e de alto desempenho. 

Recargas desqualificadas aumentam o custo do consumidor juntamente com resultado ruim nas impressões. O preço por cada papel impresso também é algo que deve ser levado em consideração por acabar ficando alto no final das contas.

Conclusão

Diante dos pontos apresentados reforçamos que, para manter uma boa qualidade de impressão, o principal ponto é evitar o mau uso da impressora e de seus cartuchos. É importante recorrer a lista de procedimentos contra indicados.

Os tópicos para manter uma boa qualidade dos cartuchos são semi universais, portanto, servem para quase todos os cartuchos de toner.

Serviços de procedência resultam em mais economia e uma boa qualidade de impressão do início ao fim.

Como anda a qualidade de impressão dos seus documentos?

A loja de Toner mais bem avaliada de Recife segundo o Google My Business!

Siga nossas redes

Contatos

F. (81) 3326-5745
Whatsapp: (81) 98939-0553
Email: [email protected]
Rua Abreu Albano, 206 - Pina Recife - Atrás do Shopping Riomar
Recife Toner - Cnpj: 18.559.356/0001-25 - Todos os direitos reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram