Impressora não imprime

Não são raras as vezes que nos deparamos com a situação na qual a impressora não imprime. Há momentos em que sofremos alguns problemas com as impressoras que nos deixam um pouco inquietos e, mais ainda, quando precisamos daquele documento impresso com certa urgência.

Em um primeiro momento nos vem logo a ideia: "Esta impressora está com defeito..."

Bom, queremos te informar que, muitas vezes, não há defeito e que você mesmo pode fazer alguns testes/procedimentos simples que auxiliará a resolver a rebeldia de sua impressora que está sem imprimir.

O que você precisa saber se a sua impressora não imprime

As impressoras possuem alguns sensores e, estes, podem fazer com que sua impressora simplesmente não imprima ao detectar algo fora do padrão programado para o seu pleno funcionamento.

Esse algo pode ser um corpo estranho, como: um atolamento de papel total ou parcial (quando algum pedaço de papel fica dentro da impressora), algum objeto que possa ter caído dentro da impressora, cartucho de toner mal encaixado, porta de acesso ao cartucho não encaixada, etc.

 

Para que possamos descartar um possível defeito veja alguns procedimento básicos.

1 - Observe se há alguma mensagem incomum no visor de sua impressora.

  • Normalmente as impressoras indicam em seu display algo que não está funcionando como deveria e indica os possíveis problemas.

2 - Verifique se há algum papel atolado na impressora.

  • Para verificar abra todas as portas contidas na sua impressora (do cartucho, porta traseira, etc). Caso detecte algum papel, proceda com uma cuidadosa retirada para que o papel não se parta e dificulte ainda mais a remoção dos pedaços que, por ventura, ficarem dentro. Certifique-se sempre que todo o papel foi removido.

3 - Verifique se o seu cartucho de toner encontra-se bem encaixado no local indicado.

  • Para certificar-se de que está tudo no seu devido lugar, apenas retire o cartucho e encaixe-o novamente. Nesse momento se estiver tudo bem ele deverá fazer seu ciclo normal (aquecimento) com o som característico.

4 - Se sua impressora for multifuncional,  experimente usar a função cópia.

  • Caso ela faça uma cópia tudo indica que o problema não é na impressora.

5 - Troque o cabo USB.

  • Substitua o cabo USB, pois muitas vezes os dados não são enviados para a impressora por causa do cabo e a simples troca dele por outro já resolve todo o problema.

6 - Desinstale o drive da impressora do seu computador.

  • Muitas vezes o drive que está instalado em nosso computador corrompe devido a alguma atividade incomum no sistema operacional (vírus, malwares, entre outros). Quando o drive está corrompido a impressora pode parar de receber dados do seu computador totalmente ou parcialmente. Então, a sugestão é: desinstale e instale-o novamente.

7 - Verifique o seu transformador.

  • Para o pleno funcionamento de uma impressora a laser é recomendado um transformador de pelo menos 1000 VA exclusivo para ela. Uma tensão baixa pode ser a responsável e, dessa forma, a impressora não imprime. Observe se o seu transformador está apresentando algum defeito ou não está tendo mais a capacidade de enviar uma corrente mínima para o funcionamento correto da impressora. Teste outro transformador.

Bom, esses são as principais procedimentos que você deve fazer se sua impressora não imprime antes de pensar que existe um defeito real a ser resolvido com assistência técnica.

Ajude outras pessoas, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Especialista em Toner de alto rendimento

Siga nossas redes

Recife Toner Cnpj: 18.559.356/0001-25 | © 2020 Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram