Usar cartuchos de toner similar resulta em perda da garantia da impressora?

Um dos maiores medos enfrentados por quem usa impressoras é a famosa perda da garantia pela utilização de cartuchos de toner similar (compatíveis, remanufaturados, recarregados, etc). É fato que o uso dos cartuchos alternativos ainda gera bastante dúvida quanto às questões relacionadas a garantia oferecida pelos fabricantes de impressoras.

Justamente por entender que esse é um assunto que tem grande importância, iremos conversar um pouco sobre esse ponto e também esclarecer devidamente sobre o direito à garantia caso um dia seja necessário que você a utilize. Também orientaremos o único caso em que o fabricante poderá negar a sua garantia. Fique por aqui que te contarei daqui a pouco.

Muito se ouve falar, principalmente, através da comunicação dos fabricantes de impressoras, que o uso de cartuchos de toner similares acarreta em perda da garantia da impressora caso precise acioná-la.

O fato é que o uso de cartuchos de toner similar  não necessariamente resultará em perda de garantia da impressora. Existem várias informações que o fabricante de impressoras não passa ao consumidor, gerando restrição de seu poder de escolha na hora de decidir por produto A ou B.

Uma informação incompleta pode induzir à decisões ruins

Como gostamos de uma boa informação fomos até a fonte (Procon) para esclarecer os pontos mais importantes sobre garantia de impressora para que você entenda e tome decisões com segurança daqui para frente.

A falta de clareza nas informações muitas vezes é um meio muito rápido para atingir um objetivo (monopólio) pela abordagem do medo. Além de tudo chega a ser desleal com os consumidores à falta de transparência.

Dizer que qualquer uso de cartuchos de toner similar é igual a perda da garantia não é uma verdade!

A informação limpa, transparente e completa seria dizer:

  • A perda da garantia PODERÁ ocorrer para aquele consumidor que se utilizar de cartuchos de toner similares que COMPROVADAMENTE foram responsáveis por causar danos à impressora.

Existe uma grande diferença nessa colocação

Primeiramente, o fabricante que transparece uma boa informação para seus clientes oferece total liberdade para que fiquem a vontade e pratiquem o seu poder de escolha, optando por serviços alternativos que sejam tão qualificados quanto os dos modelos ofertados pelos fabricantes de impressoras.

E, assim sendo, NÃO colocam dúvidas e medos nos seus próprios clientes, nem os induz erroneamente a pensar que em todos os casos perderão a garantia por optar por cartuchos de toner alternativos.

A diferença em termos de qualificação sempre existirá em todos os ramos de atividade e em qualquer mercado, mas vetar o direito do consumidor de optar por serviços/produtos para suprir a sua demanda de consumo se configura um tanto desrespeitoso (não entraremos nem no mérito dos preços abusivos nesse momento).

Podemos dizer que, obrigar/induzir o consumidor por qualquer motivo a comprar um produto seu (cartucho de toner por exemplo) em detrimento de outro também seu (garantia da impressora por exemplo) é considerado um abuso ao direito do consumidor. Conforme dados extraído do Jus Brasil e Planalto conforme imagens.

Então, reafirmando, não há direito algum de qualquer empresa negar a garantia de serviço relacionado à impressora devido ao uso de cartuchos de toner similares, somente nos casos em que comprovadamente o dano foi causado por eles.

Daí, então, a importância de você conhecer a responsabilidade de quem lhe presta o serviço em seus cartuchos de toner, caso você opte por meios alternativos para fazer valer o seu direito de decisão na hora de fazer as suas compras.

Sendo assim, caro leitor, pode ficar tranquilo e desfrutar dos cartuchos que vocês desejarem (originais ou similares), apenas com uma ressalva: Busque pela responsabilidade do prestador de serviço para que a economia não se torne uma dor de cabeça.

Clique aqui e veja mais artigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Especialista em Toner de alto rendimento

Siga nossas redes

Recife Toner Cnpj: 18.559.356/0001-25 | © 2020 Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram