Um negócio bastante promissor vem crescendo muito nos últimos anos. O baixo custo para iniciar, faz das estamparias de canecas personalizadas uma área com grandes atrativos.
Com a barreira de início baixa e o volume alto de novos negócios de estampas de canecas personalizadas surgindo, a concorrência vem se tornando bastante acirrada. Nesse caso, quem encontra formas de se diferenciar fica na frente.
Hoje se tornou impossível contar quantas ofertas de canecas personalizadas encontra-se no Marketplace do Facebook e OLX. Os preços também são muito variados, preocupando quem já está na área e ainda não encontrou uma boa forma de se diferenciar para conquistar uma fatia generosa desse mercado.
Com uma concorrência tão expressiva, boa parte dos negócios giram em torno da guerra pelo menor preço.
Em algum momento você já sentiu na pele alguma pressão do cliente, ou da concorrência, por conta de seu preço?
De fato é para se considerar o preço, mas a questão mais importante de tudo é que, todo negócio, para se manter saudável precisa ser lucrativo. Infelizmente, quando se há um movimento insistente em torno do preço, o resultado é convertido em dificuldade para o negócio se manter.
Todo negócio, assim a Estamparia de Canecas Personalizadas também, deve ser lucrativo. Caso contrário não é viável, nem muito menos gratificante para o empreendedor.
O grande desafio da maioria dos negócios dessa área é conseguir se diferenciar a ponto que a sua concorrência não o incomode mais.
Sobre este aspecto, o trabalho deve ser focado em ações que levam a uma nova posição no mercado. Assim, o cliente, passa a não enxergar o negócio como o igual aos outros, ou melhor, passa ver que o negócio não é só mais um.
Para tornar realidade a sua diferenciação no mercado de Estampas de Canecas Personalizadas, preparamos 5 dicas para você começar a aplicar hoje mesmo e destacar-se. O maior objetivo para você atingir depois disso é tornar a concorrência irrelevante. Veja:
Para começar, não tente vender para todo mundo. Quem não gostaria de vender para todas as pessoas do Brasil que utilizam uma rede social como o Facebook? (Ou Instagram?) Ou, para ser um pouco mais modesto, para todas as pessoas que utilizam a rede social na sua cidade?
Na realidade, infelizmente, conseguir esse volume de pessoas interessadas no que você vende demandaria um esforço humanamente impossível por 2 motivos:
Primeiro, as pessoas têm necessidades diferentes. Valorizam coisas diferentes. Tomam atitudes em momentos e por motivos diferentes.
Em segundo, que é óbvio e não menos importante, não haveria acesso da sua parte a toda matéria prima e tempo de produção disponível para deixar cada cliente satisfeito. Não adianta insistir.
Considerando necessidades, valores e atitudes particulares de cada pessoa, tentar oferecer seu produto para todo mundo leva ao caminho de não conseguir comunicar a sua oferta de forma clara para ninguém.
Quando não há clareza, ser ignorado é algo bastante comum. Pode ter certeza que é um ponto onde muitos negócios pecam, não só na área de Estamparia de Canecas Personalizadas.
Por isso, a segunda dica é considerada indispensável para andar em um caminho com menos pedras. Seja Especialista.
Quando você precisar consertar uma encanação, chame um encanador. Da mesma forma, para verificar um curto circuito, um eletricista. Pode ser mais em conta contratar um Pedreiro que também seja Eletricista e Encanador, mas normalmente não é uma boa ideia e no final das contas pode sair até mais caro.
Precisando de um médico, assim como outros profissionais, a ideia é a mesma, principalmente, se deseja aumentar as chances de se sair bem ao resolver um problema.
Enfim, quando você trabalha com Estampas de Canecas Personalizadas, é natural que agregue à personalização outros produtos no seu leque de ofertas. Não há nada de errado nisso, desde que não misture suas ofertas.
Cada produto deve estar no seu devido lugar, com sua respectiva comunicação.
Al Ries e Jack Trout, dois profissionais renomados do Marketing, dizem que o mercado é uma grande batalha de percepções que acontece na mente do consumidor. Dessa forma, a maneira como você apresenta e comunica a sua oferta ocupa um determinado lugar na mente do seu cliente e, esse lugar, é determinado por categorias quando existe alguma ideia anterior sobre uma oferta de produto/serviço semelhante.
Na prática, como isso funciona?
Se seu cliente já teve algum contato com outro negócio similar ao seu, quando você apresenta o seu produto, é natural que a mente dele coloque a sua oferta dentro da categoria (ideia) existente, bem onde seus concorrentes também estão.
Com isso, ele idealiza o preço do seu produto, prazo de entrega, vantagens, falhas comuns no mercado, etc. Isso acontece de forma automática e é um dos critérios para julgar se seu produto/serviço é caro ou barato. Por isso que, muitas vezes, a negociação de vendas é uma batalha dura.
De outra forma, se você se posicionar como um especialista, você quebra o padrão das categorias existentes na mente do seu cliente e cria seu próprio espaço, um novo espaço.
A quebra de padrão é um dos melhores recursos que você pode utilizar para chamar atenção do seu cliente.
Existem várias formas de quebra de padrão, sendo a mais comum a ação de gerar curiosidade. Se sua quebra de padrão for bem sucedida, o resultado gerado no cliente é o desejo de saber mais. Parece mágica! Ele deseja escutar mais sobre você e o que você faz.
Mas, o melhor de tudo isso, é que seu negócio tende a não ser mais comparado com o de seus concorrentes. É como se você dissesse: Não sou igual a fulano, ou beltrano. De outra forma, não sou igual a eles!
Por exemplo, em 2013 decidimos alguns pontos importantes sobre a Recife Toner. Uma proposta diferente do mercado foi nosso foco. Tivemos todo cuidado em manter nossa atenção ao que de fato cada cliente necessita. Assim descobrimos 3 coisas importantes:
A escolha do nome Recife Toner também foi pensada para complementar nossa proposta de valor para os clientes de forma específica.
Recife Toner também confirmam dois pontos importantes:
O que podemos concluir com base apenas nestas 2 informações?
Quem sabe mais sobre o produto ou serviço a ponto de recomendar algo mais qualificado e com melhor custo-benefício?
Quem tem condições de oferecer uma garantia diferente de tudo que os clientes já viram?
etc...etc...etc.
Este é o espírito da coisa!
Se esta ideia prevalecer na forma como você comunica a sua existência no mercado, o seu cliente ligará o radar e dirá: "Opa! Existe algo diferente aqui, preciso saber mais!"
Voltando para nosso bate papo.
Defina como você pode se tornar um especialista em algo na sua Estamparia de Canecas Personalizadas e comunique isso! É muito importante!
Muita atenção, ao propor ser diferente haja de forma diferente. De forma real. Cumpra todas as suas promessas da entrada do cliente à entrega, isso vai garantir satisfação e boas indicações boca a boca (Podemos conversar sobre isso em outro momento).
Não sei na sua cidade, mas na minha é assim: No centro, há uma grande avenida central, onde você consegue pegar um ônibus para praticamente todos os lugares da cidade. Tem dezenas de pontos de parada de ônibus, mas as linhas que circulam só param no ponto determinado pela companhia de transportes. Se você estiver no ponto errado, não importa o quanto você grite e acene, ele não vai parar. É simples assim.
Algo parecido acontece com o mercado de Estampas de Canecas Personalizadas, se você não souber onde o seu cliente está, não importa o quando seu produto chame atenção, simplesmente não haverá alguém para entender o seu valor e tomar alguma ação de compra ou interesse a respeito dele.
A moral é: Esteja onde seu cliente está. Se ele está no Facebook/Instagram/Olx/Grupos, não importa. Esteja lá também.
Não fique no ponto errado, ok?
Tem uma frase que vale a pena pensar a respeito e, sua ideia, ser implementada no seu negócio de estampas de canecas personalizadas:
“Nós confiamos em Deus, mas para todo o resto traga dados”.
Temos uma dezena de teorias que são fundamentadas na ciência do “eu acho que…”.
Particularmente gosto dela, mas ressalto uma coisa, essa teoria deve ser utilizada de forma consciente e com moderação.
Na verdade, sugiro que use apenas como ponto de partida, senão você acaba rodando em círculos sem saber o que está funcionando ou não.
Nos negócios, a forma segura de usar o achismo é para formular uma hipótese. Convém lembrar que uma hipótese para ser válida deve ser testada.
Por exemplo, eu posso achar que as pessoas que ganham uma caneca personalizada usa-a para dar café com leite aos seus filhos menores de 8 anos.
Pode ser verdade? Pode!
Mas também pode ser que uma caneca cheia seja muito pesada para uma criança nesta idade manusear com segurança, sob risco de deixá-la cair, quebrar e causar um acidente.
Pode ser que quem ganhe uma caneca personalizada nem filhos tenha. Nesse caso, eu poderia concluir que, talvez, não faça realmente sentido a minha hipótese número 1, ou seja, o que eu achei antes.
E agora?
A palavra de ordem é: Sempre Teste, teste e TESTE. As hipóteses devem ser testadas para se tornarem válidas quando o assunto é negócios. Quando testada, os resultados se transformam em dados mais seguros e utilizáveis.
Então, se vamos nos reunir? Peço que traga a fé mas, sobretudo também, traga dados!
Uma forma de você usar dados a favor da sua Estamparia de Canecas Personalizadas é saber por que as pessoas compram de você.
Saber por que as pessoas não compram de você também é igualmente importante.
Procure saber por que elas escolheram você ao invés do seu concorrente. Ou, por que elas disseram não para você? Você quer ter sucesso no que você faz? Não despreze isso, tá?
Tem uma frase que diz assim:
“Em tudo que deu certo teve algo que deu errado e, em tudo que deu errado, teve algo que deu certo”.
Isso soa bastante filosófico e, sendo assim, vale a pena parar e refletir um pouco então. Pense sobre isso e voltemos a atenção aos dados novamente.
Se você sabe tudo o que deu certo faz sentido para você repetir? E, além de repetir, faz sentido ampliar para gerar mais resultados semelhantes?
E o caminho que deu errado, é bom evitar? Ou, reduzir?
Conselho:
Pegue esses dados, “os sims e os nãos”, e comunique-os em todo ponto que você tiver contato com os seus pretendentes a cliente. Ou seja, coloque em toda a sua oferta. Lembre-se: Onde seu cliente estiver.
Os motivos que levaram as pessoas que compraram de você a dizer sim, e os que levaram a dizer não, valem ouro. Não desconsidere esse fato. Vá por mim!
É assim que se fortalece uma oferta e quebra-se objeções de futuros pretendentes a cliente, respectivamente.
Aproveitando que você tem interesse em fazer o seu negócio de Estampas de Canecas Personalizadas se diferenciar no mercado e, com isso, em qualquer cenário (de crise ou não) crescer, faz-se importante dominar os custos do seu negócio.
Quando você domina os custos, a sua empresa se torna lucrativa e, consequentemente, dá condições de investir em seu crescimento, contratar pessoal e etc.
Para que isso se torne realidade é importante observar o quanto suas decisões como empresário impactam no seu negócio. Veja 2 formas de tornar uma empresa lucrativa:
Quando você aplicar as dicas dadas até este momento, você terá um diferencial de mercado e, naturalmente, o aumento das vendas. É comum, contudo, aumentar o dinheiro que entra.
A maioria dos donos de negócios, principalmente pequenas e médias empresas como nós, acreditam que o seu problema se resolveria se passasse a vender mais.
Na verdade não é bem assim. Se você vende muito e não otimiza o custo de saída, pode acabar aumentando o volume de dinheiro que entra e também o que sai, gerando risco de empate entre recebimentos e despesas, ou até operação em prejuízo.
Nesse cenário, não otimizar o dinheiro que sai pode gerar um buraco no seu caixa. Caso ocorra qualquer variação que diminua as vendas, o negócio fica em alto risco (exemplo: a infeliz notícia de empresas que fecharam as portas na última Pandemia).
Uma sugestão para começar a otimizar o dinheiro que sai é investir em insumos melhores para diminuir riscos de prejuízo na produção.
Por exemplo, na estamparia de canecas personalizadas, alguns papéis com qualidade inferior podem causar problemas de atolamento de papel na impressora.
Isso pode fazer você gastar mais com a reimpressão. Então será mais papel, mais toner, mais energia, mais tempo e mais estresse.
Se os insumos não forem bons o necessário, os riscos de custos posteriores com assistência técnica poderá prejudicar a lucratividade do negócio.
Indo para a ponta do lápis, isso leva um bom dinheiro que poderia ser investido no crescimento da sua Estamparia de Canecas Personalizadas. Sem contar que problemas dentro de uma estamparia de canecas personalizadas, geralmente, podem parar a produção e conduzir à insatisfação do seu cliente que, por fim, também pode gerar um preço muito alto a pagar com propaganda boca a boca negativa.
Quer saber mais sobre os seus Cartuchos de Toner e impressora?
Fale com a Recife Toner pelo WhatsApp: (81) 98939-0553
Veja também o artigo: Como evitar atolamentos de Papel Transfer
Epson L365 é uma excelente impressora
Verdade, Joseane! É uma ótima impressora.
O fabricante estima que dá para imprimir até 6.500 páginas com cada tanque de tinta cheio. 😉
Oi
Olá, Janaina! Como vai?
Muito obrigado pelo interesse em nossos conteúdos.
Quando quiser esclarecer qualquer dúvida sobre cartuchos e impressoras pode contar conosco. 😉