O ato de armazenar o cartucho de toner da forma correta é uma ação que, muitas vezes, não é considerada como importante. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que o armazenamento correto do cartucho de toner pode ajudar a evitar prejuízos importantes para o dono da impressora.
Os cartuchos de toner são abastecidos com tinta em pó. Dessa forma é imprescindível que seu armazenamento não seja executado de qualquer maneira para evitar alguns inconvenientes no momento em que precisar utilizá-lo.
Diante disto, segue 5 dicas sobre armazenamento e informações sobre sintomas decorrentes da falta de cuidado.
5 dicas e sintomas
Dica 1
O cartucho de toner deve ser armazenado sempre em lugar livre de umidade, do contrário, as suas partículas podem se unir e dificultar a distribuição do pó do toner por todo o cartucho no momento da impressão. Essa situação é vulgarmente conhecida como "Pó de toner pedrado".
Muitas vezes temos um sintoma que aparece falhas na página impressa em algum dos lados da impressão (em outras há falhas em toda a extensão da impressão).
O sintoma do pó de toner pedrado muitas é confundido com o de cartucho de toner vazio.
Dica 2
O cilindro deve ser sempre bem protegido para evitar arranhões e contato com nossas mãos, pois isso certamente será revelado na página impressa.
O sintoma comumente observado são manchas na impressão, determinando uma baixa qualidade do documento impresso. As características das manchas geralmente se apresentam como repetições no papel.
Dica 3
O seu cartucho deve ser mantido em algum saco (ou lona) de cor escura (de preferência da cor preta), pois o cilindro é uma peça fotossensível e o acondicionamento irregular fará com que ele deixe de desempenhar a sua função em 100%.
O sintoma comumente observado é uma impressão clara, muito semelhante ao apresentado quando o cartucho de toner está no fim.
Dica 4
Não colocar objetos por cima do cartucho de toner. Pode parecer um pouco óbvio, mas é importante mencionar (devido a casos que já chegou até nós), pois tal procedimento pode quebrar alguma peça no seu cartucho e, por ventura, dificultar o pleno encaixe deste na impressora.
O sintoma normalmente apresentado de peças quebradas são: ruído ao solicitar impressão, atolamento de papel e erro na leitura do cartucho pela impressora.
Dica 5
É aconselhável que após o uso de seu cartucho de toner, este seja guardado dentro de sua caixa para que tenha uma proteção extra além das antes mencionadas.
Com essas dicas você terá sempre o melhor aproveitamento do seu cartucho de toner, bem como uma redução significativa de prejuízos decorrentes de um mau acondicionamento.
Veja mais sobre cartuchos de toner, visite nosso Blog!