Uma Promoção Especial de Toner Está Encerrando em: 


Uma Promoção Especial de Toner Está Encerrando em: 

       Não Perca, Fale Agora!

Atolamento de papel: Como entender e resolver

Como resolver atolamento de papel na impressora é um dos assuntos mais relevantes para quem utiliza uma impressora. Afinal, quem já teve algum momento de preocupação porque a impressora parou de funcionar devido a um papel atolado sabe bem disso. Mesmo sendo uma situação desagradável, é mais comum do que se pode imaginar. 

Para entender como resolver o atolamento de papel é importante saber que ele, em muitos casos, é resultado do mau funcionamento de alguns componentes utilizados pela impressora como o cartucho, cilindro, papel ou estabilizador.

atolamento de papel

Cada componente gera uma informação diferente sobre o atolamento de papel e, quando sabemos fazer a sua leitura, fica mais fácil saber como proceder para resolver com uma solução mais direcionada. São coisas tão simples e que normalmente evitam um passeio pela assistência técnica.

Entendendo Tipos de Atolamento

Causador: Papel

O papel reutilizado aumenta as chances de atolamento de papel. Estes papéis também são conhecidos como papel de rascunho e referem-se ao papel que foi impresso em apenas um de seus lados. 

Nesse caso, quando o papel passa por uma impressão anterior acaba sofrendo alterações em sua característica física, sendo ocasionada pela alta temperatura gerada dentro da impressora. Sendo assim, torna-se mais frágil, ficando passível de dobramentos ou rasgos quando utilizado em uma nova impressão.

A umidade do ambiente é outro fator que pode alterar a característica física do papel, facilitando o seu atolamento. Neste caso, a umidade provoca maior aderência das folhas de papel deixando-as mais unidas umas às outras.

Em ambos os casos é aconselhável trocar o papel por um novo e testar se o problema foi resolvido.

Se for constatado que a causa do atolamento de papel está sendo decorrente da umidade do ambiente, pode ser interessante utilizar um equipamento aquecedor para papel. Este irá proteger os papéis do ambiente úmido e acabar com o problema.

Causador: Tensão Elétrica

Todo equipamento elétrico necessita de uma tensão mínima para funcionar corretamente. Quando a tensão elétrica é insuficiente para a impressora, o trabalho de impressão pode parar antes de completar o ciclo normal da impressão, que seria todos os processos desde a hora que a impressora puxa o papel até a sua saída. Qualquer falha neste ciclo/processo acaba resultando em atolamento de papel.

A baixa tensão elétrica pode ocorrer vindo da fonte externa fornecedora da energia ou por uma instalação elétrica inadequada. Por exemplo, em Recife a energia elétrica fornecida é 220v, uma deficiência no fornecimento pode fazer com que chegue 170v. Essa baixa pode prejudicar o funcionamento dos equipamentos.

Também encontramos casos de atolamento de papel devido a baixa potência do estabilizador.

Há casos em que são ligados, além da impressora, outros equipamentos ao estabilizador, gerando um efeito de divisão da tensão elétrica fornecida para os equipamentos ligados. Esta situação pode influenciar tanto no atolamento de papel, quanto em outros resultados que se espera da impressora. A exemplo, a qualidade da impressão pode ficar seriamente comprometida, ocasionando impressões mais claras.

Uma impressora à laser tem recomendação para uso de estabilizadores com pelo menos 1000VA em sua especificação, verifique a etiqueta contida nele. Uma potência correta, além de fornecer o que a impressora precisa para trabalhar corretamente, irá protegê-la de danos em sua parte elétrica.

Com tensão elétrica insuficiente, o papel poderá atolar em qualquer etapa do processo de impressão, sendo o mais comum prender no processo final de saída do papel após a impressão. 

Causador: Cartuchos e Cilindros

Há casos em que o responsável pelo atolamento de papel são os suprimentos, também conhecidos como consumíveis da impressora. Além do papel, como vimos, os cartuchos e os cilindros também podem contribuir para o atolamento de papel desde que algum deles esteja apresentando defeito.

Quando o atolamento de papel é causado pelo cartucho ou cilindro, geralmente, você encontra a situação onde o papel fica preso na entrada do trabalho de impressão. Ou seja, ele não consegue ter continuidade no ciclo, portanto, não passa pela unidade de fusão que é o componente da impressora responsável por fixar a tinta no papel.

Para saber se o papel passou pela unidade de fusão e constatar que o atolamento do papel pode ter sido causado pelos suprimentos, basta verificar se este papel encontra-se quente ao retirá-lo. Quando o papel fica preso e não passa pela unidade de fusão você também vai observar que a tinta em pó não adere ao papel como deveria e, ao passar a mão, confirma que ela se solta.

Alguns fabricantes de impressoras tem o cartucho e o cilindro juntos em uma única peça. Identificando que o problema está no cartucho substitua-o e o problema será resolvido sem necessidade de uma assistência técnica. Com certeza isso evitará um gasto desnecessário com uma avaliação técnica.

Quando o cilindro é separado do cartucho, como ocorre em produtos de alguns fabricantes, a recomendação é primeiro trocar o cartucho e testar. Caso persista, troque o cilindro e em seguida teste-o também. 

Causador: Atolamento de Papel especial (Transfer)

Se você trabalha com papel para Transfer e se deparou com atolamento de papel em algum momento sabe que muitas vezes a solução só é conseguida em uma assistência técnica dependendo da gravidade. Normalmente, ocorre porque algumas impressoras, que são utilizadas para desempenhar o trabalho, não são específicas para impressão neste tipo de papel especial.

O papel para Transfer tem uma facilidade maior de promover atolamento de papel devido a sua característica não porosa e plastificada. Este tipo de papel, dependendo da temperatura que recebe da unidade de fusão da impressora, pode deformar-se e ficar atolado no caminho da impressão.

A boa notícia é que há possibilidade de você fazer alguns procedimentos bem simples que reduzem o risco de atolamento de papel Transfer. Confira o artigo sobre como evitar atolamento de papel transfer.

Quando um papel Transfer gruda na unidade de fusão da impressora é aconselhável que o usuário não tente retirá-lo, pois na maioria dos casos irá estragar a película e, em alguns casos, o rolo de pressão dessa unidade. Então, para este caso, em especial, o melhor caminho é não facilitar a ocorrência de atolamento de papel Transfer.

Conclusão

O atolamento de papel é algo que pode acontecer com qualquer pessoa, experiente com impressora ou não. O papel ficar preso não é um acontecimento específico de impressoras usadas, pois podem acontecer também com impressoras novas. Existem diferentes tipos de atolamento de papel. Conhecer os sintomas mencionados no artigo gera autonomia para resolver inúmeros problemas de atolamento de papel sem precisar de assistência técnica e, sobretudo, evitá-los. 

Visite nosso Blog e aprenda mais soluções com apenas 1 clique.

A loja de Toner mais bem avaliada de Recife segundo o Google My Business!

Siga nossas redes

Contatos

F. (81) 3326-5745
Whatsapp: (81) 98939-0553
Email: [email protected]
Rua Abreu Albano, 206, Pina - Recife/PE (Próximo ao Shopping RioMar)
Recife Toner - Todos os direitos reservados - Cnpj: 18.559.356/0001-25
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram