Atolamento de papel em impressora à laser: Como entender e resolver

Certamente, você já deve ter se deparado com atolamento de papel quando solicitou a impressão de um documento. Essa situação, mesmo não sendo das mais agradáveis, pode passar algumas informações importantes sobre a impressora, papel, cartucho de toner, cilindro, transformador, dentre outros.

Entender cada sintoma ajuda a resolver com mais agilidade o problema, evitando assim a perda de tempo, desgastes emocionais e até mesmo custos.

Gostaríamos de dizer que o atolamento de papel não é o fim do mundo porque existem procedimentos simples que podem ajudar a resolver rapidamente, o caso, sem maiores aborrecimentos.

Primeiramente, é importante saber que há diferentes tipos de atolamento de papel e, dependendo da área onde o papel fica preso, indicará um sintoma bem específico com uma solução direcionada para cada caso. Veja.

Tipos de Atolamento

Causa: Papel

Muitas vezes, o papel fica preso por conta do uso de papéis reutilizados, que são mais conhecidos como papel de rascunho. Essa situação acontece porque quando o papel passa por uma impressão prévia acaba sofrendo alterações em sua característica original, visto que este recebeu alta temperatura dentro da impressora. Assim se torna mais frágil e passível de dobramentos ou rupturas quando se demanda uma nova impressão utilizando-o.

A umidade do ambiente também pode gerar atolamento de papel, pois há tendência maior das folhas de papel ficarem mais aderentes umas às outras.

Em ambos os casos é aconselhável trocar o papel por um novo e testar se o problema é sanado.

No segundo caso, se for constado que a causa do atolamento de papel está sendo decorrente da umidade do ambiente, pode ser interessante utilizar um equipamento aquecedor conhecido por chocadeira. Esse irá proteger os papéis do ambiente úmido e acabar com o problema.

Causa: Tensão Elétrica

Como todo equipamento elétrico necessita de uma tensão mínima para funcionar corretamente, as impressoras à laser não ficam de fora. Quando a tensão elétrica é insuficiente para a impressora, o trabalho de impressão pode parar antes de completar o ciclo, resultando em atolamento de papel.

A baixa tensão elétrica que chega até a impressora pode ocorrer devido a corrente insuficiente da rede elétrica, mas também pode ocorrer devido a baixa potência do transformador.

É comum o uso de estabilizadores para impressoras à laser. Mesmo não sendo o mais indicado. Em muitos casos, ainda são ligados, com a impressora, outros equipamentos como computadores, roteadores, etc. O uso de estabilizadores pode influenciar tanto no atolamento de papel, quanto em outros resultados que se espera da impressora. A qualidade de impressão pode ser tomada como um exemplo.

Sugerimos que utilize transformadores (e não estabilizadores) para ligar a impressora à laser e que estes tenham pelo menos 1000VA em sua especificação. O equipamento deve ser ligado sozinho nesse transformador também. Além de fornecer o que a impressora precisa para trabalhar corretamente, irá protege-la de danos em sua placa fonte.

É importante informar que nos casos de tensão elétrica insuficiente o papel poderá ficar preso em qualquer etapa do processo de impressão, ou melhor, na entrada, meio ou saída da impressora. Assim para evitar custos com assistência técnica, o teste de tensão elétrica da rede e teste com outro transformador poderá ajudar a sanar o sintoma.

Causa: Cartucho de Toner, cilindros, tambor de imagem e fotocondutores

Existem casos em que o responsável pelo atolamento de papel pode ser causado pelo suprimento, ou também chamados de consumíveis da impressora. Além do papel, outros consumíveis que podem gerar um sintoma desagradável, onde o papel fica preso na impressora, são os cartuchos de toner ou também os fotocondutores (conhecidos como: cilindro, unidade de imagem e tambor de imagem).

Quando o atolamento de papel for causado pelo cartucho de toner ou fotocondutor você perceberá que o papel, geralmente, fica preso na entrada da impressora. Ele não consegue completar o ciclo e passar pela unidade de fusão que é a responsável por prensar e fixar o pó do toner no papel através de sua função de gerar alta temperatura.

Para saber se o papel passou pela unidade de fusão basta verificar se este encontra-se quente e se o que foi impresso no papel está realmente fixado. Quando o papel fica preso e não passa pela unidade de fusão considera-se que houve um atolamento de papel na entrada da impressora.

Causa: Atolamento de Papel especial - Transfer

Para muitos que trabalham com papel para transfer, o atolamento de papel pode ser algo bem rotineiro. Pode ocorrer porque a maioria das impressoras que são utilizadas para esse trabalho não são específicas para uso com esse tipo de papel especial.

O papel para transfer tem uma facilidade maior de promover atolamento de papel devido a sua característica não porosa e plastificada. Esse tipo de papel a depender da alta temperatura que recebe da unidade de fusão da impressora pode deformar-se e assim grudar dentro de peças importantes da unidade. Confira o artigo sobre como evitar atolamento de papel transfer.

Quando um papel para transfer gruda na unidade de fusão da impressora é aconselhável que o usuário não tente retirá-lo, pois na maioria dos casos irá estragar a película e em alguns casos o rolo de pressão dessa unidade.

Conclusão

O atolamento de papel é algo que pode acontecer com qualquer usuário de impressoras, sendo este experiente ou não. O papel ficar preso não é um resultado unicamente e específico de impressoras bastante usadas, pois podem acontecer também com impressoras novas. Existem diferente tipos de atolamento de papel, bem como diferentes sintomas. Conhecer os sintomas mencionados no artigo, gera autonomia para o usuário da impressora. Saber do que se trata é importante porque muitas vezes é possível resolver sem precisar levar a impressora a uma assistência técnica e assim economizar um bom dinheiro.

Conta para gente! Como você resolveu o problema de atolamento de papel de sua impressora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Especialista em Toner de alto rendimento

Siga nossas redes

Recife Toner Cnpj: 18.559.356/0001-25 | © 2020 Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram